As abelhas Mandaçaia e seu papel fundamental na sociedade

As abelhas Mandaçaia e seu papel fundamental na sociedade
24 de FEVEREIRO de 2021


Essa espécie de abelha possui o corpo mais robusto que as abelhas comuns, medindo em média 10mm e não possuem ferrão. Além de grandes produtoras de mel - utilizado no tratamento de diversas doenças - elas possuem um papel super importante na sociedade: são responsáveis pela polinização de flores, plantas e árvores sendo fundamentais para o equilíbrio da flora brasileira. 


Para entendermos um pouco melhor o peso do papel polinizador das abelhas mandaçaia, é importante esclarecer como a polinização influencia os processos de reprodução das plantas. A polinização é o processo que transfere os grãos de pólen de uma planta para o estigma (parte do aparelho reprodutor) da mesma flor ou de outra da mesma espécie. 


Atualmente, cerca de 90% das espécies flores e plantas dependem do processo de polinização para a reprodução, sendo os insetos polinizadores - como as abelhas mandaçaia - um dos principais responsáveis pela continuidade de espécies, aumento da diversidade genética da flora brasileira e também pelo aumento de produção e melhora das propriedades físicas dos alimentos. 


O cultivo das abelhas mandaçaias é mais uma forma de contribuir pela saúde dos nossos ecossistemas, permitindo que eles continuem a se desenvolver naturalmente. Em nossa gama de serviços, incentivamos o desenvolvimento e preservação da espécie inserindo em planos de ação para nossos clientes o apoio a projetos como o Centro de Conservação e Pesquisa da Mata Atlântica que engloba, entre tantas práticas, o cultivo das mandaçaias visando a continuidade da nossa flora nativa. 


É assim que podemos contribuir para que a natureza continue realizando seus ciclos e mantendo a sua diversidade. Matas e florestas saudáveis dependem do equilíbrio de todos os seus componentes, das plantas aos animais, todos trabalham juntos em um equilíbrio perfeito que oferece diversos benefícios essenciais à vida humana. 


Seja um parceiro do Centro de Conservação e Pesquisa da Mata Atlântica e ajude a manter as abelhas mandaçaia em atividade.


 






Blog




Integrantes de:
Núcleo de Desenvolvimento Sustentável Mares Limpos Movimento ODS

Contato












© MATIAS QUINTEROS